Filme: The Raid Redemption

Esse é um daqueles filmes que produzem reflexos involuntários nas pernas e braços, e talvez até impõe uma ou outra virada de rosto com resignação em relação a alguma cena ou por não acreditar que aquilo mostrado realmente aconteceu.

Trata-se de uma história preenchida com pancadaria praticamente em tempo integral, distribuída em seus pouco mais de 100 minutos de duração. E não que isso seja ruim. Nesse caso temos exatamente o contrário.

São lutas coreografadas de forma não convencional e até realistas, com esmero na aplicação das artes marciais (ou pelo menos acho, já que não sou nenhum especialista nisso).

Tem para todos os gostos. Tiroteio desenfreado, sniper shoot, luta mano a mano, com facas e até com facão, coisa para nordestino nenhum botar defeito.

A história é concebida quando um grupo de policiais de uma divisão especial (seria o equivalente ao nosso BOPE) recebe a missão de invadir um prédio dominado por um grupo criminoso, prédio esse totalmente protegido. Dentro do recinto a coisa desanda, daí é tiroteio até que as balas acabam, começando a dança de estilo de lutas.

É como os letreiros do cartaz promocional resume brilhantemente: 1 implacável chefe do crime, 20 policiais de elite e 30 andares de caos.

"The Raid Redemption" é um filme da Indonésia, e a história fictícia se passa na capital Jacarta, com uma exceção ou outra, todo o elenco é local. Escrito e dirigido por um britânico radicado na Indonésia, o estilo de câmera usado dá a sensação de que estamos dentro da ação e lembra muito o estilo usado dos atuais jogos de vídeo game: agilidade, câmera na mão em noventa e nove por cento das cenas. Tudo passa tão rápido que os conflitos (quase não explorados e simples) entre os personagens é o que menos se percebe.

Independente do gênero é um bom filme, e aqueles que gosta de uma boa pancadaria irão gostar ainda mais. Uma sequência está em fase de produção.

http://www.imdb.com/title/tt1899353/

Tìtulo original: Serbuan maut.
Título em português: Operação Invasão.
Direção e roteiro: Gareth Evans.

Indonésia, 2011.

Comentários